A frase.

Esta semana recebi esta frase: “Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. “. Grande Fernando Pessoa, sempre certo e profundo nas coisas que diz, e eu muito absorta por esta idéia. A pessoa que me deu esta frase de presente disse que lembrou de mim no momento que seus olhos percorreram desde a letra maiúscula até o ponto final. Final das contas: ela sou eu representada em sessenta e sete caracteres.

Há pessoas que bebem para esquecer suas mágoas, para serem mais leves e descontraídas. Eu preciso de letras, papel, caneta e um coração pulsante para deixar o presente para trás. No momento que escrevo, é como se uma borracha fosse passada na minha memória. Termino de desabafar, coloco o ponto final, guardo o caderno e pronto. Fico leve, posso recomeçar tudo. E se calhar de eu abrir o caderno anos depois e ler aquele desabafo distante e frio, ao invés de lágrimas no olhar, trarei um sorriso iluminado aos lábios, com um pensamento feliz que me diz: “parabéns, você passou por essa mais uma vez”.

A vida é boa, mas às vezes não é tão camarada assim. Tem momentos que ela “dá um sacode” na ordem natural das coisas, coloca tudo de cabeça pra baixo, num avesso tão incômodo, que precisamos parar e refletir. É como arrumar o guarda-roupas ao final do ano: não se sabe por onde começa, mas sabe-se aonde terminará. Coisas que são úteis, ficam. Coisas que não usaremos mais vão para doação.

Não deixe que a escada te desanime, que o muro tire o brilho dos seus olhos e que o abismo faça você ter uma dúvida eterna. Dificuldades servem como evolução. Abrace sua dor e a transforme em saudade. Essa é a melhor forma de não endurecer perante à vida e suas mazelas.

Deixe um comentário

