Queda de braço.

Ontem, no trabalho, um colega desafiou-me numa queda de braço. Mesmo já sabendo qual seria o resultado e meu oponente jurando que era “fraco para estas coisas”, eu me arrisquei.  Entrelacei minhas mãos às dele e fomos ao embate. Durante alguns segundos meu braço ficou ali, inerte. Mas não suportou muito: despencou e meu amigo venceu. Ele sorriu e disse: – “Nossa, você é forte”! Eu achei graça do comentário.

Apesar da brincadeira, eu pensei no quanto é difícil disputar uma queda de braço com a vida. Ela nos chama a todo momento, desafia-nos, olha dentro de nossos olhos e nos instiga a levantar do sofá. Quase coloca o dedo na nossa cara e diz que nós não podemos. Quando toda aquela intimidação começa a nos irritar, levantamos, apoiamos nossos cotovelos sobre a bancada das dificuldades e ali começamos. Só que, diferente de uma situação real, nessas lutas, a vida sempre quer que você vença. Deseja que você mantenha os braços firmes, decididos e que eles mostrem a força que há escondida.  E esta força sempre se revela nos momentos mais aflitos, quando realmente você precisa dela. Até que, depois de tanto firmar o braço, resistir e relutar em ceder, você vence. E quando você vence a vida, ela te aplaude de pé.

Eu aprendi a amar estas lutas cotidianas, a rir dos meus erros patéticos, a sofrer as minhas dores com dignidade. Isso tudo fez de mim o que sou.

E digo mais: podem vir milhões de braços masculinos me desafiarem que eu não ligo; perder faz parte do jogo. Mesmo porque a maior vitória eu alcanço diariamente.

Não deixe a vida rir de você. Faça com que ela ria com você!

Deixe um comentário

