Espetáculos.

Hoje eu acordei com esta frase em mente: “Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nosso sonho e abraçá-la”.  Eu já havia lido esta frase em algum lugar que não me lembrava bem e fui em busca do autor desta verdade. Espantei-me! Era Clarice Lispector, minha querida Clarice, sempre dona de si e cheia de verdade nas palavras. E fiquei a pensar muito nisso.

Realmente existem pessoas que são deliciosas de se conviver. O tempo às vezes parte esta convivência ao meio e torna uma história com princípio, meio e fim, em antes e depois. Por experiência própria, o antes é sempre mais colorido que o depois. O depois sempre vai desbotando como uma foto de polaroide.  E desaparece.

Eu sou uma mulher de vinte e sete anos que vive uma nostalgia quase que permanente. Diária e às vezes até obsoleta. Mas eu gosto de ser assim: é como se eu abrisse velhos álbuns de fotos diariamente, sorrindo com os cenários e, ao fechar, aquele suspiro de sentimento de dever cumprido e saudade.  Isso mesmo, porque saudade (em minha opinião) nada mais é que a sensação que temos que fomos felizes um dia e fizemos nosso trabalho fraternal direitinho, tornando outras pessoas felizes também. E a felicidade é o maior presente que temos.

Esta noite eu sonhei com amizades que deixei pra trás com brigas infantis e sem sentido, amores antigos, novos amores e novas expectativas. E nisso eu bato palmas para Clarice, porque tive a mesma sensação e desejo: tirá-las da fantasia de meus sonhos e envolve-las em meus braços.  Bem apertado. E não deixar que elas fujam.

Mas elas sempre vão. Não por maldade, mas para nosso crescimento. É como dizem por aí: o cenário é o mesmo, os atores é que mudam. E isso é verdade. Mas é este rodízio de protagonistas que me deixa triste: queria uma cena onde todos pudessem contracenar juntos. Mas é impossível. A vida tem suas razões para não querer isso.

Se amar demais as pessoas pode significar o fim, eu prefiro encerrar o espetáculo com as chaves de ouro apropriadas.

 

Deixe um comentário

