Brigadeiro.

Sou viciada em tudo que me desperta os sentidos. Sabores então, nem se fala. São eles que aguçam a minha porção de “gente feliz” que existe dentro de mim. Se eu tiver um dia difícil, pode ter certeza que comprarei algum “agradinho” para meu paladar nada rebuscado. Minha boca, que é tão querida, que já provou tantas culinárias excêntricas, tantas comidas malfeitas, tantos pratos refinados e tantos beijos apaixonados. Certamente ela tem muita história para contar.

De tudo que já experimentei (fora as outras bocas passadas, que são um capítulo à parte), o melhor sabor de todos é o de brigadeiro. Tenho uma paixão ardente por este doce, e muitas histórias sobre nossos encontros; quase um relacionamento! Os meus momentos durante a adolescência foram regados a muito brigadeiro de colher. Estava apaixonada e não era correspondida? Brigadeiro para expulsar a dor. Reunião com amigas para falar “dele”? Uma panela grande e muitas colheres no entorno. Tive uma prova difícil na faculdade? Lá ia eu numa padaria para comprar, porque a vida corrida foi impedindo que eu fizesse em casa. Estava feliz com conquistas pessoais? Brigadeirão para comemorar! Ele ilustrou os momentos mais doces e encantadores da minha vida.

Hoje eu provei de um sabor diferente, quase igual ao brigadeiro, mas algo mais esfuziante! O delicioso gosto da conquista! Senti como se minhas papilas gustativas recebessem em sua superfície aquelas balinhas explosivas, que são quase como os fogos de artifício que a visão contempla nos dias de festas. E hoje foi uma festa mesmo. Não era meu aniversário, não ganhei um carro novo, não vou para Portugal conhecer Coimbra, não recebi a visita da Martha Medeiros em minha casa, nada disso. Mas foi algo tão unicamente meu, que é como se eu tivesse ganho tudo isso de uma vez só. Algo que sempre é tão esperado, sempre é recebido com folia! Faço questão de brindar à vida por esta felicidade que ela me proporciona.

Deguste cada momento de alegria da sua vida. Não deixe para amanhã, não adie para segunda-feira, não pense que é desnecessário.  Cada partícula de felicidade deve ser comemorada como se fosse final de campeonato, ano novo e nascimento de bebê. Para cada um tem um significado, então crie o seu e pendure-se nela. Aliás, agarrar-se na sua alegria é a melhor coisa que existe! É o melhor brigadeiro do mundo!

Enquanto uns pensam em subir os degraus para mostrar que podem aos outros, eu subo os mesmos para deleitar-me com a minha própria capacidade de superação e reconhecimento do meu esforço.

Sabe qual é o melhor passo que damos? O primeiro!

Deixe um comentário

