Certo ou errado

images (1)

Essa coisa de pessoa certa é mito. Eu, por exemplo, sou um alguém bem errado para um bocado de gente. Ou você acha que os falsos, os pessimistas e os falastrões me aturam? Que nada! Eu sou desajustada para os padrões, reservada, discreta, cega, surda e muda para o que não me interessa. Não aceito falta de respeito, de amor, ou qualquer outro buraco moral ou emocional. Fico na minha, não gosto de alarde e sempre que posso evito a fadiga.

Mas, por outro lado, sou a pessoa simplesmente “perfeita” para outros. Aqueles que não me cobram, que me entendem, que vibram na mesma sintonia, que adoram minhas palavras, que sabem que eu vou cometer uns deslizes, mas jamais fugirei da minha essência. Esses me solicitam, me esperam e me amam. E nesses eu sou completa.

Esta semana uma amiga minha se questionava com cara de cachorro que caiu do caminhão da mudança, por que ela não era a pessoa certa para um carinha que a trocou por um exemplar menos original. Eu, tentando parecer simpática (e evitando ser cruel e direta), usei todos os meus melhores argumentos para explicar que não existe essa de certo e errado. Mas ela não se convenceu, chorou mais alguns quilos (ou seriam litros?) de pitangas sentidas e, naquele momento, eu percebi que nada que eu dissesse daria resultado. Ela estava embasbacada e o cara, bem longe de suas fuças.

Não acredito que existe uma alma gêmea, vagando por aí no Cosmo, esperando esbarrar com a nossa. Mas creio em acaso e destino como forças fundamentais no decorrer da nossa vida. Quem não tem uma história de um romance de verão, de uma paixonite aguda pelo professor de faculdade, ou até mesmo de uma pessoa “que nunca viu, mas sempre amou”? Todos tem e quem ainda não tem, um dia terá.

O problema é que quando a gente é descartado por outra pessoa, achamos que somos inadequados. Não se trata disso. Às vezes não é a hora, não teve liga, não rolou o ziriguidum (ou borogodó). Mas nada impede que lá na frente, a dois minutos ou a duas décadas, você não possa encontrar alguém que adore sua gargalhada, ame suas tatuagens e suspire pelo seu jeito de ajeitar o óculos. Tudo é uma questão de encontro, não de busca. Muitas vezes o amor é como uma borboleta, que foge quando corremos atrás, mas pousa em nós quando estamos distraídos.

Eu já me apaixonei depois de anos, amei em um minuto, com muito abraço, sem nunca ter estado cara a cara, com paciência da espera e com o fogo da ansiedade. Já namorei roqueiros, mauricinhos, engravatados, cultos, despojados, sacanas e bem humorados. Já morri de saudades, chorei por amores que acabaram antes de começar, por gente que me ignorou e depois correu atrás, em quem eu tive um prazer quase orgástico de dar um pé na bunda. Já fui pegajosa, grudenta, indiferente, pau para toda obra, preguiçosa convicta, apaixonada de plantão. Mas fui apenas eu, em todas as formas que pude ser, sem esperar nada em troca, ou criar a ilusão de ser a pessoa certa.

Eu sou certa no que diz respeito a mim. Os outros que arquem com as consequências de suas expectativas.

Aryane Silva

Um comentário sobre “Certo ou errado

  1. Aryane, perfeita essa postagem. Assino em baixo. Todas essas soluções com literatura e receitas que a mídia nos propõe é para que eles ganhem dinheiro. Imagine a gente ficar sentado na praça aqui de Taubaté, a vida inteira, esperando que chegue a alma gêmea, kkk! Da mesma forma quando a gente corre atrás, “a borboleta voa” (gostei dessa sua tirada). De repente, sem a menor explicação encaixa um relacionamento sensacional. Você disse bem: Às vezes não é a hora, não teve liga, não rolou o ziriguidum (ou borogodó). E quando rola e a gente admite os defeitos do outro e ele os da gente, aí é só alegria. Só tem algumas confusões quando a gente quer e tem que ter umas e outras senão fica muito sem graça, não é?
    Um beijo carinhoso de bom final de semana para a querida amiga Aryane,

    Manoel

Deixe um comentário

