Escute, Isabela

Há alguns minutos, ouvi um homem gritar o nome da vizinha nova. Eu lia, e só dei importância ao fato por isso. O rapaz estava me desconcentrando com seus berros. E friso p plural, porque ele não chamou apenas uma vez, mas várias. A moça, que mora à minha esquerda, não atendeu a porta. Eu estava na página 133 e, pela insistência do cara, não consegui sair da palavra “botas”, última do título do capítulo. primeiro, ele chamou. Uma, duas, cinco vezes no mesmo tom  e nada. Em seguida, elevou a voz por mais algumas tentativas, como se ela pudesse pular o muro da casa. Murmurei um caramba! será que você não percebe que ela não está em casa? E meus olhos ainda nas botas literárias de Machado de Assis.

Impaciente, o homem começou a bater freneticamente no portão. Nesse momento, fechei o livro e bufei. Tirei o óculos e esfreguei os olhos, torcendo para a moça aparecer e silenciar o rapaz. Mas, sortuda que sou, ela não deu o ar da graça. Ele, já desesperado, sem voz, fôlego ou punho, choramingou: ” Por favor, Isabel, abra a porta. Me desculpa. Vamos conversar!”.

Silêncio. Nem uma folha sequer se atreveu a cair da árvore naquela hora, para não fazer barulho. Tudo parou por alguns minutos, tive essa impressão da minha sala. Pensei que ele tivesse ido embora e tornei a abrir meu livro. Quando finalmente saí da palavra empacada, ouvi ele dizer: “Não faz assim, eu te amo tanto.”.

Eu não sei o que esse cara fez para a minha vizinha. Também não sei que tipo de sentimento uniu os dois e levou-os ao momento presente. Mas esse acontecimento me fez pensar em todas as pessoas que deixamos para trás por orgulho, porque não queremos ouvir e não estamos dispostos a resolver.

Quantos amores deixamos morrer de fome? Quantos “se” carregamos de um lado para o outro, e que nunca terão duas devidas respostas? Quantos corações aos pulos são engolidos à força, para não dar trabalho?

Isabel, abra a porta para o moço. Escute-o e me permita escrever um final feliz para a sua história.

 

Aryane Silva

 

IMAGEM: Deviantart

 

